Defensoria Pública vai se instalar em Taboão da Serra e vai iniciar atendimentos em outubro

A população de Taboão da Serra passará a contar em outubro com os serviços da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. O órgão vai funcionar em um prédio alugado na rua Elisabeta Lips, na região central da cidade, perto do Cemur. Com a chegada da Defensoria haverá mudanças no atendimento aos moradores que precisam utilizar a Justiça gratuita e atualmente são atendidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Jornal na Net apurou que inicialmente, quatro defensores públicos atuarão na unidade — dois na área de assistência criminal e dois na área cível. Os defensores atenderão moradores que não têm condições de pagar por um advogado particular.

A partir da instalação da Defensoria, a triagem para concessão da assistência gratuita deixará de ser feita pela OAB e passará a ser de responsabilidade exclusiva do órgão. 

A Defensoria possui um controle mais rigoroso já que conta com sistemas para verificar movimentação bancária, posse de imóveis, veículos e outros bens. Quem recebe acima de três salários mínimos ou possui movimentação financeira superior a esse valor, assim como proprietários de imóveis de alto valor não podem ser representados pelos defensores.

Sandra Pereira

Comentários